COMO ATRAIR MAIS CLIENTES: DICAS RÁPIDAS PARA
AUMENTAR SUAS VENDAS

Banco de imagens

Todo negócio nasce com o objetivo de entregar alguma coisa de valor ao mercado e receber algo em troca, na maioria dos casos, entrega-se um produto ou serviço e recebe dinheiro.

A “venda” é parte fundamental para que esse processo ocorra, e manter um nível elevado de negociações concluídas não é tarefa das mais fáceis. Mas, seguindo algumas técnicas, deixa de ser também algo tão complexo.

A verdade é que, gostando ou não, vender é uma atividade essencial para o sucesso de um negócio e, mesmo que você não seja um vendedor nato, é possível realizar essa tarefa.

No momento em que as vendas não estão condizentes com as expectativas, alguns questionamentos vêm à cabeça como forma de encontrar a solução para o problema: “o que preciso mudar para vender mais?”, “como vou conquistar novos clientes?”, “como posso fidelizar meus clientes?”, “quais técnicas de vendas preciso aprender para vender mais?”.

Luiz Henrique Fernandes Ferreira, gerente comercial da HB Compensados, de Novo Hamburgo (RS), pontua algumas características imprescindíveis para manter um bom volume de vendas. “Identifique a sua marcenaria em algum lugar dentro do móvel com o seu contato; faça um trabalho de divulgação junto a sites de busca, especialmente o Google; mantenha contato permanente com clientes a respeito de orçamentos realizados e não fechados, colocando-se à disposição para novos projetos e buscando descobrir o motivo de, efetivamente, não ter realizado o trabalho, e, por fim, faça parcerias, como por exemplo junto a imobiliárias e escritórios de arquitetura”, pontua.

Por sua vez, Josê Eduardo Iori, diretor da Guia do Marceneiro de Maringá, pensa que é necessário estar aberto à utilização do que a tecnologia hoje oferece a todos, com custos muito baixos de utlização, como por exemplo o uso das redes sociais, para promover e levar ao conhecimento do consumidor da marcenaria, os trabalhos realizados.

De acordo com o consultor do SEBRAE, vender mais e melhor inclui fidelizar o consumidor e convencê-lo a continuar comprando com você. “Uma das formas de fazer isso é ter o estoque pronto para atender a demanda de imediato. Somado a isso, mas não menos importante: mantenha-se atento à qualidade do material utilizado”, alerta.

Outro pilar fidelização é a forma como atendê-lo, procurando seguir o mesmo ritmo do cliente e evitando discordâncias durante o processo. “É possível não concordar sem bater de frente. Quando o cliente entra na loja dizendo que não gosta de uma marca específica, por exemplo, o vendedor não precisa concordar, basta dizer que outras pessoas também não gostam, mas que existem outras opções que podem agradá-lo”, exemplifica o professor do curso técnico em administração do SENAI, Paulo Henrique Pereira Reis.

Essas perguntas são pertinentes e todo empreendedor deve fazê-las se quiser melhorar seus resultados. Com base nestes questionamentos, fomos a campo buscar as respostas junto a profissionais experientes e altamente capacitados, capazes de auxiliar na solução deste problema.

“Em momentos de baixa nas vendas, algumas coisas muito simples se evidenciam. A principal situação que salta aos olhos é o eterno pré-requisito de todo profissional: conhecer a fundo o seu produto. Atualize-se, frequente eventos, seminários, utilize seus fornecedores para treinamentos. E, junto, no mesmo grau de importância, conheça o cliente e suas necessidades para poder satisfazê-lo, pois um cliente satisfeito é uma fonte inesgotável e preciosa de boas indicações”, aconselha Alvino Lara, Gerente Nacional de Vendas da PROADEC.

“Além disso, apresente no orçamento um projeto da perspectiva do espaço, encante o cliente com uma linguagem simples, honesta e direta. Faça uso do serviço de terceirização oferecido pelas revendas de materiais. Não abra mão da qualidade e pontualidade na entrega do projeto e, por fim, valorize seu trabalho e sua imagem profissional”, decreta.

Para seguir as orientações passadas pelos especialistas, fica claro ser importante conhecer o cliente e entender os anseios dele. “O profissional precisa mostrar que domina e confia no que vende e transmitir isso. Quando se demonstra total conhecimento sobre o produto que está oferecendo, características, vantagens e desvantagens em relação a outros similares, bem como acessórios que podem ser agregados, fica mais fácil alcançar com sucesso a expectativa dos clientes”, explica o consultor para pequenas empresas do SEBRAE, Eliomar dos Santos Peixoto.

Por fim, tão importante quanto a própria venda, é o acompanhamento no pós-venda. “Procure saber se o produto atendeu às expectativas, se há alguma sugestão e/ou crítica construtiva em relação ao que foi entregue e coloque-se à disposição para auxiliá-lo, caso haja alguma dificuldade no manuseio do produto. A utilização de material de qualidade, projeto bem executado e atendimento impecável formam o tripé perfeito para se ter um volume alto de vendas. Não há cliente que resista, ele irá recomendar o seu trabalho a outras pessoas e nada é mais eficiente para o fortalecimento do seu negócio do que a propaganda boca-a-boca”, finaliza o professor do SENAI.

Todo negócio nasce com o objetivo de entregar alguma coisa de valor ao mercado e receber algo em troca, na maioria dos casos, entrega-se um produto ou serviço e recebe dinheiro.

A “venda” é parte fundamental para que esse processo ocorra, e manter um nível elevado de negociações concluídas não é tarefa das mais fáceis. Mas, seguindo algumas técnicas, deixa de ser também algo tão complexo.

A verdade é que, gostando ou não, vender é uma atividade essencial para o sucesso de um negócio e, mesmo que você não seja um vendedor nato, é possível realizar essa tarefa.

No momento em que as vendas não estão condizentes com as expectativas, alguns questionamentos vêm à cabeça como forma de encontrar a solução para o problema: “o que preciso mudar para vender mais?”, “como vou conquistar novos clientes?”, “como posso fidelizar meus clientes?”, “quais técnicas de vendas preciso aprender para vender mais?”. Essas perguntas são pertinentes e todo empreendedor deve fazê-las se quiser melhorar seus resultados. Com base nestes questionamentos, fomos a campo buscar as respostas junto a profissionais experientes e altamente capacitados, capazes de auxiliar na solução deste problema.

“Em momentos de baixa nas vendas, algumas coisas muito simples se evidenciam. A principal situação que salta aos olhos é o eterno pré-requisito de todo profissional: conhecer a fundo o seu produto. Atualize-se, frequente eventos, seminários, utilize seus fornecedores para treinamentos. E, junto, no mesmo grau de importância, conheça o cliente e suas necessidades para poder satisfazê-lo, pois um cliente satisfeito é uma fonte inesgotável e preciosa de boas indicações”, aconselha Alvino Lara, Gerente Nacional de Vendas da PROADEC.

Luiz Henrique Fernandes Ferreira, gerente comercial da HB Compensados, de Novo Hamburgo (RS), pontua algumas características imprescindíveis para manter um bom volume de vendas. “Identifique a sua marcenaria em algum lugar dentro do móvel com o seu contato; faça um trabalho de divulgação junto a sites de busca, especialmente o Google; mantenha contato permanente com clientes a respeito de orçamentos realizados e não fechados, colocando-se à disposição para novos projetos e buscando descobrir o motivo de, efetivamente, não ter realizado o trabalho, e, por fim, faça parcerias, como por exemplo junto a imobiliárias e escritórios de arquitetura”, pontua.

Por sua vez, Josê Eduardo Iori, diretor da Guia do Marceneiro de Maringá, pensa que é necessário estar aberto à utilização do que a tecnologia hoje oferece a todos, com custos muito baixos de utlização, como por exemplo o uso das redes sociais, para promover e levar ao conhecimento do consumidor da marcenaria, os trabalhos realizados. “Além disso, apresente no orçamento um projeto da perspectiva do espaço, encante o cliente com uma linguagem simples, honesta e direta. Faça uso do serviço de terceirização oferecido pelas revendas de materiais. Não abra mão da qualidade e pontualidade na entrega do projeto e, por fim, valorize seu trabalho e sua imagem profissional”, decreta.

Para seguir as orientações passadas pelos especialistas, fica claro ser importante conhecer o cliente e entender os anseios dele. “O profissional precisa mostrar que domina e confia no que vende e transmitir isso. Quando se demonstra total conhecimento sobre o produto que está oferecendo, características, vantagens e desvantagens em relação a outros similares, bem como acessórios que podem ser agregados, fica mais fácil alcançar com sucesso a expectativa dos clientes”, explica o consultor para pequenas empresas do SEBRAE, Eliomar dos Santos Peixoto.

De acordo com o consultor do SEBRAE, vender mais e melhor inclui fidelizar o consumidor e convencê-lo a continuar comprando com você. “Uma das formas de fazer isso é ter o estoque pronto para atender a demanda de imediato. Somado a isso, mas não menos importante: mantenha-se atento à qualidade do material utilizado”, alerta.

Outro pilar fidelização é a forma como atendê-lo, procurando seguir o mesmo ritmo do cliente e evitando discordâncias durante o processo. “É possível não concordar sem bater de frente. Quando o cliente entra na loja dizendo que não gosta de uma marca específica, por exemplo, o vendedor não precisa concordar, basta dizer que outras pessoas também não gostam, mas que existem outras opções que podem agradá-lo”, exemplifica o professor do curso técnico em administração do SENAI, Paulo Henrique Pereira Reis.

Por fim, tão importante quanto a própria venda, é o acompanhamento no pós-venda. “Procure saber se o produto atendeu às expectativas, se há alguma sugestão e/ou crítica construtiva em relação ao que foi entregue e coloque-se à disposição para auxiliá-lo, caso haja alguma dificuldade no manuseio do produto. A utilização de material de qualidade, projeto bem executado e atendimento impecável formam o tripé perfeito para se ter um volume alto de vendas. Não há cliente que resista, ele irá recomendar o seu trabalho a outras pessoas e nada é mais eficiente para o fortalecimento do seu negócio do que a propaganda boca-a-boca”, finaliza o professor do SENAI.

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10 DICAS CAMPEÃS PARA TURBINAR SUAS VENDAS:

1. Trabalhe com materiais que tenham comprovada qualidade, resistência, durabilidade, praticidade, beleza e sejam ecologicamente sustentáveis;

2. Seja criativo no desenvolvimento dos projetos;

3. Fique atento às novidades do mercado;

4. Respeite e considere as tendências;

5. Acredite e defenda aquilo que faz;

6. Entenda o que o cliente deseja;

7. Estabeleça uma relação de confiança;

8. Seja flexível;

9. Cumpra o prazo combinado;

10. Realize o pós-venda.