A história da Maksiwa começa em 1983, quando da fundação pelos irmãos Siegfried Müller Sobrinho e Walter Müller, no município de Colombo (PR). Inicialmente, a sede da empresa era de apenas 49m² e ela atuava somente no segmento de máquinas para marcenaria, tais como prensas, lixadeiras, serras circulares, esquadrejadeiras, entre outros itens que o mercado demandava na época.
Em 1998, o processo fabril da empresa começa a se expandir e é desenvolvida a primeira linha de montagem. Já no ano de 2000, adquire o primeiro torno CNC, iniciando assim um processo de melhorias tecnológicas. E, em 2009, ocorre o fim da sociedade entre os irmãos Müller, e o Sr. Siegfried fica como presidente da Maksiwa, cargo que ocupa até os dias atuais.
Com a sua já consagrada linha nacional, tanto no ramo de marcenaria como no de embalagens, a Maksiwa expande suas relações comerciais com outros países através da importação. Foram agregados ao portfólio diversos equipamentos como coletores de pó, esquadrejadeiras de precisão, desempenadeiras, entre outros produtos. A partir de 2013, dá início à exportação para toda América Latina, Portugal, Angola, Moçambique e Estados Unidos. E, em 2013, inicia-se uma parceria de distribuição no Brasil da linha de ferramentas elétricas a fio da tradicional marca japonesa Ryobi.
Hoje, a Maksiwa conta com mais de 700 distribuidores em todo o Brasil e demais países em que atua. A constante inovação, a alta tecnologia e as eficientes soluções que apresenta ao mercado fazem das máquinas e equipamentos Maksiwa uma referência nos setores de atuação. Precisão, versatilidade e durabilidade aliados a um design moderno.
Vários projetos futuros seguem em desenvolvimento, a empresa promete lançamentos de alto padrão, com maquinários que oferecem diversas soluções ao segmento moveleiro, como melhora na produtividade, otimização de tempo, entre outros fatores importantes.
Quanto à relação comercial que possui junto à Rede SIM, a Maksiwa acredita que essa parceria sempre agregou para ambas as partes. A relação é de confiança, construída ao longo dos últimos anos, e perdura até os dias atuais, possibilitando grandes negociações, investimentos e agregando, principalmente, na questão de networking e relações interpessoais entre as empresas.