COMBINAÇÃO ENTRE CORES NA ÁREA INTERNA DOS MÓVEIS E UTENSÍLIOS EM ESTILO INDUSTRIAL, TRAZ UM AR MAIS MODERNO E VALORIZA O AMBIENTE

O uso de MDFs brancos na marcenaria, principalmente nas áreas internas dos móveis, as chamadas “caixarias”, é bastante difundido, soando quase como algo óbvio e até mesmo monótono. De fato, a cor branca é bastante neutra e permite combinações com várias cores, mas por que usar apenas o branco quando há uma variedade tão grande de padrões, com cores e texturas que podem valorizar o seu trabalho e o próprio móvel como um todo?

Ao mesmo tempo, o uso de padrões decorativos nas partes internas, vai além da valorização do móvel: tem a ver com trazer sensações aos clientes, que nem sempre é algo possível com padrões brancos comuns. É, também, uma forma de o profissional marceneiro criar projetos de valor agregado e enaltecer o seu trabalho.

Como se não bastasse, a utilização de padrões madeirados nas caixarias dos móveis, além de trazer diferentes sensações a depender do tom da madeira, é um recurso mais fácil do que utilizar madeiras maciças ou até mesmo lâminas de madeira, que possuem um custo mais alto e muito mais processos de aplicação.

Indo ao encontro desse pensamento, a Duratex acaba de lançar dois novos padrões da Coleção Internos que destacam a força dos acabamentos de mobiliário. Com o slogan “seu móvel bonito por dentro e por fora”, a coleção apresenta os dois novos padrões que se somam aos já consagrados Gianduia, Titânio, Aurora e Palha, para oferecer ainda mais opções de acabamentos que, além de garantirem refinamento ao mobiliário, destacam-se pelas diferentes texturas, cores e desenhos.

“A Coleção de Internos foi criada pela Duratex para oferecer padrões de MDF que valorizam o uso de novos desenhos e materiais na parte interna dos móveis, criando diferenciais para os mais diversos tipos de ambientes e conferindo estética única, elegante e contemporânea aos móveis. Com a adição dos dois novos padrões, a coleção conta agora com seis opções de produtos”, explica Eliane Molines, coordenadora de marketing digital da Duratex.

Os lançamentos da coleção são os padrões Carvalho Lir e Carvalho Dian. Carvalho Lir é um tom claro de madeira, bastante versátil e que tem veios suaves para trazer personalidade e naturalidade. Já o Carvalho Dian traz um tom mais aquecido e de fundo rosado, para um acabamento suave e delicado.

A Guararapes também tem atuado fortemente junto a acabamentos internos que se diferenciem do tradicional branco. “Planejar os padrões que serão usados no lugar do branco é sempre importante, pois dependendo da cor e da textura podemos trazer sensações diferentes. Por exemplo, utilizar um MDF com desenho e textura de tecido, como nosso lançamento chamado Tear, auxilia a criar a sensação da área interna estar de fato toda revestida em tecidos, com toques suaves e que ‘abraçam’ quem vai utilizar o móvel, ao mesmo tempo em que o deixa com ar mais sofisticado”, detalha Guilherme da Silva Matilha, analista de produtos da Guararapes.

Pensando em cores, os tons claros voltados para o bege e o capuccino, como os MDFs Terrino e Areia, trazem leveza para os móveis; em contraponto, MDFs com cores escuras fazem com que o móvel e o ambiente onde está inserido tenha mais personalidade, e aqui podemos citar como exemplo as cozinhas com portas provençal e caixarias em azul escuro, mesmo tom do Azul Petróleo Guararapes.

“Falando sobre tonalidades, as madeiras mais ‘lavadas’, aquelas quase brancas como o Teka Bianco e o New Cherry, fazem com que o móvel seja neutro, mas tenha detalhes que valorizem a parte interna; madeiras de cor bege, como o Tauari e o Carvalho Natural, são mais despojadas e abrangentes, e ao serem combinadas com cores, criam espaços lúdicos; madeiras de tons médios e escuros tendem a ser mais sérias e remetem a lâminas de madeiras mais valiosas, como o caso dos nossos padrões Imbuia e Baviera, o que aumenta a percepção de móveis de mais alto padrão”, revela o analista de produtos da Guararapes.

ESTILO INDUSTRIAL: TENDÊNCIA QUE VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO E É CONHECIDA POR TRAZER PERSONALIDADE AO AMBIENTE

Marcado pela presença de estruturas expostas, rudimentos, fiação aparente e espaços amplos, o estilo industrial é muito versátil e, de certa forma, simplista. Um estilo que se encaixa em áreas diversas e vem conquistando cada vez mais espaço, tanto em casas quanto em apartamentos.

Uma das principais características do visual industrial, as estruturas metálicas ressaltam e compõem muito bem o conceito. Podem ser utilizadas para integrar o mobiliário e a decoração.

A fabricante de componentes Alternativa aponta os perfis de alumínio, itens que compõem seu portfólio de produtos, como os mais utilizados na composição de projetos em estilo industrial. A empresa conta com os perfis Thin, que são desenvolvidos com material de alta resistência e que não precisam de solda. Combinações de diferentes cores, aplicações em vidro ou madeira, maior estabilidade ao móvel, fácil montagem e baixa complexidade no manuseio são algumas das características que o Thin oferece. Já o Versatille é uma solução modular com diversas possibilidades de uso: criação de closets, divisórias, penteadeiras e estandes modernas. Sua aplicação em madeira ou vidro pode utilizar fita de LED ou a capa de acabamento, conforme necessidade. Possui regulagem de altura de prateleiras e nichos. ”Ambas as linhas são produzidas com matéria-prima de qualidade e que resulta em produtos de altíssimo desempenho”, garante Alex Colau, gerente de marketing e produto da Alternativa.

Por sua vez, a Rometal desenvolveu uma solução em alumínio que oferece praticidade e versatilidade para ambientes domésticos ou profissionais. Os perfis da linha Link facilitam a vida do marceneiro, que pode trabalhar o alumínio com suas ferramentas de uso diário, sem precisar recorrer a metalúrgicas e ao metalon, que possui acabamento soldado, prejudicando a estética. Eles têm diferentes aplicações, como vidro e madeira. E os encaixes podem ser de 45° ou retos, bem como podem ser fixados na parede ou no teto. Além da cor preta, a Rometal desenvolveu a linha link em diversas outras cores, trazendo maior versatilidade para os perfis. Entre elas, o cinza e o aço corten, ambos em microtextura, que também compõe muito bem com o estilo industrial. “Como o alumínio é um dos materiais que consegue ser ao mesmo tempo leve, forte e resistente, pode ser usado para sustentação de objetos como prateleiras, estantes e mesas. Possui alta resistência à ação do tempo e é reciclável, uma ótima opção para quem se preocupa com o consumo consciente”, detalha Josiane Laurindo, especialista em Marketing da Rometal.

No geral, o uso de aramados em projetos de estilo industrial oferece várias vantagens, tais como a versatilidade, a funcionalidade e a otimização de espaços. Os aramados agregam muito valor nestes projetos, pois misturam a modernidade com o tradicional. Além dessas vantagens, os aramados proporcionam muita beleza e modernidade para os estilos industriais. A aparência dos aramados combina muito com essas características, pois são feitos de aço, ferro ou metal, e esses materiais são frequentemente associados ao estilo industrial.

Para estar alinhada à essa tendência de mercado, a Schmitt desenvolveu a Linha Bold e a Linha Master. A Linha Bold nasceu com objetivo de oferecer mais opções de produtos no acabamento preto fosco, que é uma cor que segue sendo tendência no mercado moveleiro e é destaque nos projetos industriais. Sendo assim, além de agregar praticidade e organização nos projetos, também torna os ambientes mais bonitos e modernos.

Paralelo a isso, a Linha Master traz uma nova proposta para organização e decoração nas cozinhas, as peças são encaixáveis para facilitar o dia a dia. “Essa linha se adapta perfeitamente às tendências do estilo industrial, pois as peças são produzidas em chapas de alumínio com pintura eletrostática no preto fosco, possuem um design moderno e clean com destaque nas linhas retas”, explica Pauline Fontana, Analista de Marketing da Schmitt.

FOTO JOMER

Tendo como propósito apresentar soluções inteligentes em ferragens que organizam e embelezam, a Jomer, especialista em otimizar e sistematizar móveis e ambientes, disponibiliza ao mercado produtos que vão ao encontro do estilo industrial. Destaque para a Coluna Organizadora em Arame Gray, que proporciona versatilidade e possui sistema de abertura e fechamento suave e com amortecimento; apresenta um conjunto de cestos internos e de fixação à porta com possibilidade de ajustes de altura e confere um ótimo aproveitamento do espaço interno e acesso.

“Outra opção disponibilizada pela Jomer é o Canto Mágico em Arame Gray, uma das soluções ideais em organização para cantos de móveis de piso. Trabalha em dois estágios articuláveis, que possibilita aproveitamento total do espaço interno do módulo. É um produto robusto, com grande capacidade de carga, além de cestos com alturas ajustáveis”, revela Adriana Puertas, diretora executiva da Aramados Jomer.

Apesar do Estilo industrial estar em alta no mercado, o decorador Marcello Gonzales faz um alerta importante para que o projeto seja bem-sucedido. “É preciso ter cuidado nas escolhas. O ideal é que exista um equilíbrio entre o antigo e o novo. Uma parede de tijolinhos, por exemplo, deve ser comedida com uma parte aparente de tijolinhos e acabamento moderno em outras áreas, com finalização e nova pintura, contrastando com o antigo”, conclui o decorador.

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.