FIQUE A PAR DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS APRESENTADAS NA MAIOR FEIRA DE MÓVEIS DO MUNDO

A 61ª edição do Salão do Móvel de Milão mostrou porque o evento é considerado o maior e mais importante do segmento no mundo. De acordo com a organização da Feira, foram mais de 2 mil expositores, de 37 países; e mais de 300 mil visitantes, de 181 países.

Com tamanha multiplicidade de culturas, economias e comportamentos, a edição foi marcada pela confirmação de um design que prima pelo conforto, aliado à sustentabilidade, à leveza e à facilitação do entendimento do produto para sua comercialização, em contraponto ao lado mais conceitual e autoral dos eventos promovidos paralelamente à feira.
Trata-se de um momento único para conhecer o que há de mais inovador em termos de designers e marcas consagradas, além de se inspirar com as criações de novos e promissores talentos. Desde a primeira impressão, foi possível perceber que a edição deste ano ofereceu uma nova experiência de feira, com um layout renovado e inspirado na Euroluce – a Bienal dedicada ao mundo da iluminação.
Pela primeira vez, todos os expositores ficaram no andar térreo dos pavilhões. Nada de sobe e desce em escadas rolantes. O novo formato também contou com um percurso circular, ao invés dos antigos corredores perpendiculares. Tudo para melhorar o fluxo. “O foco foi oferecer aos visitantes uma experiência ímpar com o objetivo de fomentar conexões entre marcas, designers  e mídia especializada”, detalhou a presidente do Salão, Maria Porro, durante a entrevista de apresentação sobre
o evento.
Ainda segundo a presidente da Feira, ela foi totalmente reformulada, estando mais fresca e acessível, vital e vibrante. “Este é um evento recheado de novidades, onde o design e o mobiliário são alimentados pela ciência, pesquisa tecnológica, arte, fotografia, comunicação digital, publicação, entre muitos outros fatores relacionados. O novo formato da exposição aprofundou ainda mais essa relação, sendo um catalisador positivo e inovador de ideias, projetos e relacionamentos”, complementou Maria Porro. A equipe da Impress Decor Brasil viajou para Milão a fim de acompanhar inloco o evento e retornou ao Brasil com uma série de informações privilegiadas a respeito, que compartilharam conosco, da Revista Marcenaria SIM, para serem repercutidas aos nossos leitores nesta edição.

Ellipse 121

Bastante aguardada pelos mais diversos players do setor, o evento contou com mais de 300 expositores, entre grandes marcas do mercado
nacional e internacional, que tiveram a oportunidade de expor seus novos produtos a um público seleto e segmentado.


“A Expo Revestir é o primeiro grande evento de negócios do ano na área. Além de ampliar o espaço, também garantimos mais conforto e comodidade
aos visitantes e expositores”, destacou Benjamin Ferreira Neto, presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Fabricantes
de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER), promotora da Feira.


Dentre as mais diversas linhas apresentadas em primeira mão nos 70 mil m² disponibilizados ao evento, destaque para os expositores fabricantes
de MDF e MDP, um setor que está em constante desenvolvimento para trazer novas soluções em design, tecnologia e qualidade. Assim,
os visitantes tiveram acesso ao que existe de mais moderno em termos de tendências, novos formatos, texturas, acabamentos, padronagens
e composições.

Bastante aguardada pelos mais diversos players do setor, o evento contou com mais de 300 expositores, entre grandes marcas do mercado
nacional e internacional, que tiveram a oportunidade de expor seus novos produtos a um público seleto e segmentado.


“A Expo Revestir é o primeiro grande evento de negócios do ano na área. Além de ampliar o espaço, também garantimos mais conforto e comodidade
aos visitantes e expositores”, destacou Benjamin Ferreira Neto, presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Fabricantes
de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER), promotora da Feira.


Dentre as mais diversas linhas apresentadas em primeira mão nos 70 mil m² disponibilizados ao evento, destaque para os expositores fabricantes
de MDF e MDP, um setor que está em constante desenvolvimento para trazer novas soluções em design, tecnologia e qualidade. Assim,
os visitantes tiveram acesso ao que existe de mais moderno em termos de tendências, novos formatos, texturas, acabamentos, padronagens
e composições.

Por sua vez, a madeira foi uma das protagonistas nos acabamentos expostos por lá. Segundo o executivo da Impress, o destaque ficou para as estruturas linheiras em seus mais variados tipos: carvalho, nogueira, bambu, ash, entre outros. Outros modelos encontrados foram os com texturas lisas, sem nós ou rachaduras, além das madeiras exóticas como o pauferro e o jacarandá. “Chamou atenção também a diversidade de cores das madeiras, passando pela lâmina natural de carvalho, pelas tonalidades claras, amendoadas e acastanhadas, todas com uma textura aquecida e acolhedora. Foi uma surpresa a quantidade dessas madeiras”, constatou.

Fuorisalone

Juntamente com a maior feira de móveis do mundo, uma variedade de ações paralelas aconteceu durante toda a semana de realização do evento. Trata-se da Fuorisalone, um conjunto de atividades distribuídas por diferentes áreas da cidade de Milão e que ocorrem concomitantes à feira. A iniciativa surgiu como uma extensão do espaço destinado ao encontro e, com o passar dos anos, conquistou cada vez mais interesse, atraindo as principais atividades e grande parte do público presente.

O Brasil teve destaque no Fuorisalone. A Mostra Brasil Design trouxe uma curadoria seleta de designers que conseguem enxergar esse futuro do design de uma forma mais ampla. “O que pudemos concluir é que o brasileiro não deve em nada para nenhum design italiano ou de qualquer lugar do mundo. É o designer brasileiro que está tão presente, tão contemporâneo como o design internacional e isso nos dá muito orgulho”, acrescentou Alexandre Chiquiloff.

Sustentabilidade

O Salão do Móvel de Milão intensificou suas ações frente à sustentabilidade. Visivelmente, há um esforço no compromisso com regeneração, reutilização e circularidade dos materiais e enfoque para a economia de energia. Estandes construídos por reciclados de papelão e plástico e madeira certificada, emprego de tintas à base d’água e detergentes ecológicos e restrição ao uso de materiais não-reutilizáveis foram alguns dos cuidados tomados.

As empresas participantes também foram convidadas a adotarem medidas, produtos e equipamentos que garantam procedimentos de instalação seguros, tanto para o pessoal envolvido na estruturação, quanto para que ofereçam mais acessibilidade, usabilidade e fruição para usuários vulneráveis e aqueles portadores de deficiências. “Existe uma preocupação muito grande das novas gerações de desenvolver esses novos produtos com mais consciência do futuro, desenvolvendo novos materiais, desenvolvendo novos produtos e desenvolvendo novas soluções”, finalizou o gerente da Impress Brasil Decor.

Para aqueles que se interessaram e desejam conhecer de perto o maior e mais importante Salão de Móveis do mundo, é possível se programar com bastante antecedência para tal, pois ele já tem data marcada para a próxima edição, que será de 16 a 21 de abril de 2024.

This site uses cookies to offer you a better browsing experience. By browsing this website, you agree to our use of cookies.