As cores são poderosas ferramentas de comunicação. Em uma imagem, elas são a primeira coisa que vemos e a primeira coisa com a qual nos conectamos. Trata-se de uma linguagem visual que todos entendem e cuja mensagem atravessa gêneros, gerações e dimensões.

Diversos estudos, pesquisas de comportamento e observações das transformações da cultura mundial influenciam nas escolhas da indústria sobre as cores a serem utilizadas e que se tornarão referência na cadeia de produção e consumo de um ano que se inicia.

Considerada a principal marca de cores no mundo, a Pantone® é conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta, criados para os processos que envolvem cores com reprodução precisa. Reconhecida mundialmente, a marca desenvolveu e aprimorou ao longo dos últimos 50 anos o conceito do seu sistema de combinação de cores.

Para chegar à escolha da cor do ano, a equipe global de especialistas em cores do Pantone Color Institute vasculha o mundo em busca de novas influências cromáticas. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte, moda, todas as áreas de design, destinos de viagem, novos estilos de vida e estilos de jogos, bem como condições socioeconômicas.

Segundo definição da própria empresa, Viva Magenta, a escolha da vez, é uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e que expressa um novo vigor. Corajosa e destemida, é uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa. Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, acredita que o magenta
simboliza a ruptura com o período de isolamento e a nova fase anseia
transbordar espaços com cores, fortalecer conexões reais e trazer a
liberdade para expressar características pessoais únicas.

Indo ao encontro da escolha promovida pela Pantone®, a Impress Decor Brasil, referência no desenvolvimento e produção de superfícies decorativas para a indústria de painéis, móveis e pisos no Brasil, definiu Zaha como a cor do ano da empresa em 2023. Com muitas similaridades em relação ao Viva Magenta, ela propõe um novo olhar otimista e capaz de superar as adversidades, expressadas nessa tonalidade potente que estimula a criatividade sem preconceitos ou padrões preestabelecidos. Ousada, Zaha se faz presente em qualquer ambiente que for empregada. “A escolha feita por nós reforça a inclinação das marcas para tonalidades que possam oferecer um toque de otimismo, coragem e alegria depois de anos desafiadores”, afirma o gerente de design e produto da Impress Decor, Alexandre Chiquiloff.

Dentro desse contexto, diversos setores de atuação aproveitam para atrelar produtos em lançamento com a respectiva “cor do ano”. É o caso de muitas empresas do segmento moveleiro, que seguem essa tendência, demonstrando estarem na vanguarda e alinhadas às principais inclinações do mercado.

Preocupada em atender a todas as necessidades e preferências do consumidor brasileiro, no que diz respeito
a tendências, comportamento, inovações, criatividade e tecnologia, a Eucatex possui atualmente, em seu portfólio de MDF, três padrões compostos a partir do magenta e que fazem parte da linha Lacca AD: Desert Rose (tom mais rosado), Sand Color (tom da família do rosa/ coral) e o Vermelho Scarlate (tom mais vermelho, forte como o magenta). Como se não bastasse, na próxima edição da EXPO Revestir, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de março, a empresa apresentará uma nova coleção com tonalidades similares às da paleta Pantone 2023, expandindo o portfólio e garantindo novas opções dentro das tendências mundiais.

Por sua vez, o MDF Marsala, da Guararapes, tem um tom vermelho terroso e inspirado nos vinhos quentes e no cobre. Elegante, versátil e muito fácil de ser aplicado nos mais variados ambientes, ele se aproxima muito ao Viva Magenta da Pantone, sendo uma excelente opção para quem gosta de seguir as novas tendências.

Dentro desse contexto, diversos setores de atuação aproveitam para atrelar produtos em lançamento com a respectiva “cor do ano”. É o caso de muitas empresas do segmento moveleiro, que seguem essa tendência, demonstrando estarem na vanguarda e alinhadas às principais inclinações do mercado.

Na área de Ferragens e Acessórios, a Alternativa Componentes aposta na combinação de seus produtos com a “cor do ano”, numa dobradinha que deve atrair o olhar e inspirar profissionais por remeter à autenticidade, beleza e design, intimamente interligados. A marca acredita na influência que exerce em razão da sinergia existente entre a previsão de tendências e a autoridade conquistada. Seguindo
essa linha, tanto o Rodapé Led, quanto os puxadores Firenze e Roma, bem como a Linha Evidence, desejam transmitir acolhimento nos cenários que estão inseridos, proporcionando maior conforto aos ambientes e se conectando ao estilo de vida de seus usuários.

Já a Rometal Sistemas Deslizantes e Ferragens para Móveis possui uma cartela com mais de 50 acabamentos que permitem inúmeras composições com a cor do ano 2023. O acabamento dourado, lançado pela empresa em 2022, compõe muito bem com o Viva Magenta e carrega elegância e sofisticação. O resultado também fica muito bom quando combinado com outros tons de rosa, como o acabamento Rosé; tons de cinza, como o titânio ou cores complementares como o verde e o azul. Puxadores, como o Facetato e outros perfis da Rometal; estruturas metálicas, como a linha Link, também funcionam muito bem para complementar ambientes decorados em Viva Magenta.

Por fim, faz-se necessário ressaltar que as cores são escolhidas com base não apenas numa preferência, mas também no impacto que causam. Não se trata simplesmente de um gosto pessoal, mas de uma tendência estudada cientificamente. E isso é tão importante que elas desempenham um papel até mesmo no processo de decisão de compra das pessoas. Portanto, esteja atento aos lançamentos, respeite as tendências de mercado e aplique em seus negócios como forma de se diferenciar dos demais e aumentar suas vendas.

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