O início da trajetória da Indústria Santa Luiza se dá com uma pequena fábrica de espelhos, em 1942. Ao longo dos 80 anos de história, a empresa se tornou referência no segmento de perfis decorativos, revestimentos e acessórios ecológicos. Desde 2002, a Santa Luzia aposta na reciclagem de resíduos plásticos. Para tal, a empresa desenvolveu uma tecnologia própria, que substitui a madeira por EPS reciclado, transformando-o em novos produtos. Assim, possui capacidade de transformar grandes quantidades de resíduos plásticos em diversas linhas de produtos, como rodapés, rodatetos, guarnições, rodameios, revestimentos e decks.
“A reciclagem cresce em ritmo acelerado no Brasil e já atinge proporções que estão longe de serem insignificantes. Atualmente, cerca de 34% do isopor consumido em nosso país é reciclado e a Indústria Santa Luzia é responsável por grande parte desse percentual. Por ano, reciclamos cerca de 9 mil toneladas de poliestireno e já transformamos mais de 85 mil toneladas de isopor em produtos utilizados em construções, obras e reformas”, explica Kely Pilon, Gerente de Marketing e Relacionamento da Indústria Santa Luzia.
Esses resíduos têm como origem dezenas de empresas que contribuem com a economia circular, além das cooperativas de catadores de lixo, que recolhem produtos pós-consumo, como copos, bandejas, pratos e outros rejeitos. Esse trabalho envolve 136 cooperativas com mais de 2.500 trabalhadores em vários estados do Brasil, tais como: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Além do mercado nacional, a empresa ampliou suas operações e passou a exportar quase 10% da produção para a Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos e Japão. “Desde o início da comercialização dos nossos produtos sustentáveis, a produção aumentou em escala exponencial, saltando de 600 mil metros lineares em 2004, para 9 milhões de metros lineares em 2020. Ao todo, foram produzidos mais de 86 milhões de metros lineares de perfis sustentáveis. Com capacidade para recuperar mais de mil toneladas de resíduos por mês”, comemora a Gerente de Marketing e Relacionamento da empresa.
A Santa Luzia já reciclou uma quantidade equivalente a 334 mil carretas de lixo ou 652 campos de futebol. Hoje, a empresa voltou seu foco para a produção de novas soluções de revestimentos sustentáveis, que atendam novos públicos, tais como o moveleiro. ”O canal moveleiro é um canal novo para nós da Santa Luzia e a força da Rede SIM nos ajudará a explorar este mercado, para juntos levarmos inovação, praticidade e sustentabilidade para todos os profissionais do segmento”, finaliza Kely Pilon.