Localizada na cidade de Parobé, próxima de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, a ARTEMAFE Alta Marcenaria está em atividade desde 1975. “Comecei no ofício como aprendiz, aos 13 anos de idade e, aos 17, adquiri o meu primeiro torno. Dei início a pequenos trabalhos, como abajures, cinzeiros e cadeiras, utilizando um galpão na casa de meus pais. Fui pegando gosto pelo trabalho e quando percebi que a coisa estava dando certo, decidi profissionalizá-lo de vez, abrindo assim a marcenaria”, conta o fundador do negócio, Luciano Feiten.
Desde então, o profissional foi aperfeiçoando as atividades, expandindo o empreendimento e adquirindo novos equipamentos. “Meu objetivo sempre foi o de produzir móveis de alta qualidade, artesanais, com todo o cuidado e que gerassem nos clientes satisfação plena pela aquisição e o desejo de manter a peça por muitos anos”, revela Luciano.
Cliente da HB Compensados, de Novo Hamburgo, a ARTEMAFE conta, hoje, com oito colaboradores: uma equipe com marceneiros, pintores e ajudantes; em uma aérea coberta de 800m2. “Sempre prezamos muito pela qualidade, trabalhamos com acabamento em laca (acetinada, perolizada, alto brilho, vernizes), com lâminas de madeira natural, madeira maciça e molduras trabalhadas. Para nós, esse tipo de projeto é maravilhoso e encantador. Dá bastante trabalho, porém o resultado final é gratificante”, garante o marceneiro.
Voltado basicamente para projetos enviados por arquitetas e arquitetos, Luciano Feiten se mostra realizado. “São parcerias muito boas, pois cada projeto é único e eles fazem com que aprendamos e tenhamos novos desafios permanentemente”. Quando lembrado sobre aquele primeiro torno, de 47 anos atrás, o profissional faz uma revelação. “Tenho ele até hoje e ainda o uso para algumas peças torneadas nos projetos que executamos”, finaliza.