Presente em 18 países da América Latina, a Artecola chega aos 74 anos de vida valorizando a energia criativa, as relações humanas, o pertencimento, a execução e a transformação; atuando com inovação sustentável em produtos e sendo reconhecida pela confiança, qualidade e segurança.
Na atual estrutura, a empresa conta com três áreas de negócios: indústria, consumo e extrusão, com um total de nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru, produzindo adesivos, selantes e laminados termoplásticos para uso industrial, profissional ou doméstico em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness.
Recentemente, a Artecola unificou sua marca de produtos, adotando a marca Afix para todos os mercados. A unificação envolve tanto o visual das embalagens quanto as especificações de produtos, permitindo que o mesmo item seja encontrado em qualquer país de atuação da empresa.
No segmento de móveis e madeira, a empresa atua no mercado industrial e no de consumo (marcenaria e hobbistas), oferecendo adesivos para colagem de diversos substratos e sendo líder em hot melt para o segmento.
Toda a estratégia de crescimento da Artecola está focada em sustentabilidade. “Os novos desenvolvimentos de produtos estarão cada vez mais diferenciados nesse aspecto, apresentando ganho sustentável, não só dentro da aplicação, mas também para a cadeia em que está inserida. Quando pensamos em um adesivo para colagem de fitas de borda, por exemplo, devemos pensar já no futuro descarte daquele móvel e de como isso terá menor impacto ambiental, social e econômico. Esse é cada vez mais o nosso foco, a sustentabilidade”, afirma a Gerente Retail B2C da Artecola, Cássia Lago.
Segundo a profissional, a Rede SIM representa uma parceria de grande valor para a Artecola. “É uma forte presença de varejo para nossas linhas de produtos Afix. Principalmente porque nossos produtos precisam ser compreendidos como a melhor escolha, a que garante o melhor ganho, mas não necessariamente a de menor preço aparente. Nossa relação com a Rede SIM nos proporciona maior proximidade junto ao consumidor, sempre valorizando que nossas famílias de produtos estão embasadas em sustentabilidade e melhor vantagem final”, finaliza Cássia Lago.